quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ANSIEDADE - TÉDIO

PSICOLOGIA

ANSIEDADE - TÉDIO
A ansiedade consome nossa eficácia, corrompe nossos pensamentos e abranda qualquer aspiração. Contudo é plausível, verdadeiramente, praticar determinado acontecimento para evitar a preocupação? Dale Carnegie nos comprova que é possível, absolutamente, praticar um evento. E ele comprova isso com práticas comprovadas que, para uma infinidade de pessoas, resultaram em excelentes pontos em cada passo da vida. Ele proporciona vários meios, e, ou seja, práticas que, utilizadas no amanhã, durando por toda uma vida. Dale comenta que “podemos aniquilar num momento cinqüenta por cento de todas as nossas preocupações, se criarmos em nosso íntimo uma espécie de padrão de valores, um padrão pelo qual pudéssemos avaliar quais as coisas que realmente têm valor para nós, tomando como base as nossas vidas”.
Em outros termos, o que Carnegie recomenda é que façamos uma reavaliação de tudo o que nos retalho o sono e nos furta a paz de espírito, e que disso seja suprimido o ressentimento desnecessário, as aflições que nós mesmos nos encorajamos crescer, antipatia improdutiva por coisas que, no fundo, esfolaram apenas o nosso ego, e não a nossa essência. É sempre um choque compreender quanto tempo e alento desperdiçamos com coisas que, no fundo, são inaudível. Devemos rever nossas prioridades para que tratemos de se livrar de todas as preocupações inúteis. Podemos entender que nosso carga emocional é bem mais leve do que parece.
Não são poucos os que vivem ansiosos com a mente ocupada antes do tempo; dominados por uma idéia negativa fixa, inquietos e sobressaltados; não conseguem pensar em mais nada, a não ser nas suas dificuldades. Já ensinou que, para alguém se ver livre dos problemas, precisa definir a natureza do problema que enfrenta. Entender que problema é algo com que se pode fazer alguma coisa. Se não se pode fazer nada com ele, não é seu problema. É preciso reconhecer constantemente os fatos da vida, aceitá-los, conviver com eles, mas não deve considerá-los problemas. Não se pode resolver coisas que não podem ser resolvidas, por isso não se deve gastar tempo pensando nelas.
Embora as tribulações possam produzir certa dose de preocupação, não são as dificuldades que determinam o estado de espírito das pessoas. Não são os imprevistos e os acontecimentos ruins que fazem alguém viver ansioso. Tudo acontece por causa do impacto que as atitudes tomadas causam na própria vida e na dos outros.
Caráter correto é essencial para a manutenção da confiança. O caráter é responsável tanto pela saúde como pela deterioração do espírito. Quem age movido pela preocupação, encolhendo-se ou extravasando frustrações, acaba vencido.
Devemos reservar no nosso dia-a-dia, alguns minutos para a preocupação, ou seja, preocuparmos-nos à vontade. Neste momento preocupemo-nos com todas as calamidades que podem vir a acontecer em nossa vida. Com o tempo, vamos perceber o quanto é inútil à preocupação. E reservaremos cada vez mais menos tempo à preocupação.
Como podemos observar nesse livro de Garnegie, pessoas que exercem cargos importantes costumam ter os mesmos medos e as mesmas dúvidas que nós, apenas desenvolveram ferramentas para gerenciar suas ansiedades e preocupações. E isso fez com que alcançassem posições mais elevadas em suas vidas e carreiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário